EIXOS TEMÁTICOS
1. Formação básica em Geografia – 1º Ano
Compreende o estágio inicial da formação acadêmica em Geografia e tem como objetivo desenvolver nos discentes as habilidades fundamentais para a produção textual, compreendendo os processos de análise, interpretação e construção de textos em língua portuguesa. Também visa proporcionar conhecimentos básicos do pensamento científico e da estruturação de trabalhos acadêmicos e a compreensão das linguagens seminais para o desenvolvimento dos conhecimentos Cartográficos, dos estudos de Geografia Física e Humana e de sua integração epistemológica e metodológica.
2. Estudo de campo e produção textual – 2º Ano
Ao atingir esta etapa da vida acadêmica junto à graduação de Geografia, o alunado deverá acumular mais experiência com os estudos de campo e deverá exercitar a produção textual na área em enfoque. Desta etapa sairão as primeiras resenhas, artigos, apanhados críticos, recolhas historiográficas da produção textual Geográfica.
3. Técnicas e Métodos de Pesquisa em Geografia – 3º Ano
Entende-se que no 3º ano do curso, tendo já acumulado uma relativa experiência com as atividades mais fundamentais, inicia-se o trabalho de orientação técnico-metodológica do alunado na pesquisa Geográfica. É interessante que os professores do quadro possam ministrar oficinas em parceria com os alunos desta etapa para os recém chegados (alunos novatos). Cabe aqui o exercício da pesquisa no sentido da produção de projetos e sua execução experimental.
4. Elaboração monográfica e prática pedagógica – 4º ano
Considera-se que nesta etapa o corpo discente estará em processo de conclusão do curso de graduação, devendo exercitar-se na defesa pública de um trabalho monográfico, que deverá, preferencialmente, ser desenvolvido ao longo do curso. É também nesta etapa que a produção do relatório da experiência da prática pedagógica será realizada. Neste sentido, ressalta-se que durante todo o estágio supervisionado e a prática da docência, o aluno deve ir descrevendo as atividades desenvolvidas, bem como, elaborando propostas de cursos para as etapas do ensino a que sua formação profissional se destina.