De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, apresentadas pelo Parecer CNE/CES 492/2001, os conteúdos básicos e complementares dos Cursos de Geografia / UFCG são organizados em torno dos seguintes núcleos:
Núcleo específico – conteúdos referentes ao conhecimento geográfico;
Núcleo complementar – conteúdos considerados necessários à aquisição de conhecimento geográfico e que podem ser oriundos de outras
áreas de conhecimento, mas não excluem os de natureza específica da Geografia;
Núcleo de opções livres – composto de conteúdos a serem escolhidos pelo próprio aluno.
No entanto, tal estruturação deverá ser flexível possibilitando a associação de saberes de diferentes conteúdos. Desta forma é possível adequar a sequência e a estrutura das atividades acadêmicas curriculares de acordo com as necessidades específicas da formação anunciada para o licenciado em Geografia, de forma a conferir-lhes característica integradora ao longo do curso.
Assim, adequando tal modelo à realidade do Curso de Geografia da UFCG, é proposta a seguinte estrutura:
NÚCLEO ESPECÍFICO
Este Núcleo foi subdividido em três subnúcleos: Núcleo Específico de Fundamentação para o Estudo da Geografia; Núcleo Específico de Representação do Espaço; Núcleo Específico de Disciplinas Pedagógicas e Estágios.
a) Núcleo Específico de Fundamentação para o Estudo da Geografia
Refere-se às disciplinas cujos conteúdos estão diretamente vinculados ao conhecimento geográfico, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento de competências e habilidades teóricas e técnicas quanto metodológicas. Trata-se de disciplinas da formação geral que afetam a Licenciatura e que tem como objetivo trabalhar conceitos fundamentais que compõem o conhecimento geográfico em suas diversas perspectivas. As disciplinas são as seguintes:
b) Núcleo Específico de Representação do Espaço
É composto por disciplinas que fornecem os conceitos e técnicas fundamentais da cartografia e geoprocessamento na elaboração e compreensão de material cartográfico, são elas:
c) Núcleo Específico de Disciplinas Pedagógicas e Estágios
Contemplando a diversidade social e a perspectiva de compreensão multidimensional do mundo e da sociedade brasileira, por meio do estudo acurado da literatura pertinente e de realidades educacionais; neste subnúcleo reúnem-se as disciplinas do campo pedagógico, com especial atenção sobre a perspectiva didática e do estágio supervisionado dos diferentes componentes curriculares desenvolvidos nos outros componentes do Núcleo Especifico. O foco principal recai sobre a formação docente, na perspectiva da interface entre teoria e prática como concepção pedagógica balizadora da nossa postura, enquanto professores de Geografia.
NÚCLEO COMPLEMENTAR
É crescente e plenamente justificável o interesse dos alunos nos conhecimentos adjutórios da formação geográfica, essa recomendada pela LDB e pelas Novas Diretrizes Curriculares, tendo em vista que esses documentos preconizam a necessidade dos currículos contemplarem uma formação docente mais abrangente nas exigências do fazer científico; atuando, também, os conteúdos das disciplinas que se coadunam com essa perspectiva, como suporte metodológico auxiliar às demais disciplinas do curso. Assim, este núcleo reúne as seguintes disciplinas de áreas complementares à Geografia.
NÚCLEO DE OPÇÕES LIVRES
Este núcleo define-se por ser um espaço de maior flexibilidade da formação, pois, nele, os alunos podem processar escolhas que lhe permitam aprofundar e ampliar seus interesses de pesquisa, ensino e extensão, oportunizando e exercitando, desta forma, o espaço de autonomia e a experiência da construção de um percurso de formação diferenciado, conseqüentemente atendendo aos desejos e anseios dos estudantes. Este núcleo é subdividido em dois sub-núcleos: disciplinas optativas e atividades acadêmico-científicas -culturais.
Para a integralização da carga horária total do Curso 2.895 (duas mil oitocentos e noventa e cinco) horas é necessário que o aluno curse no mínimo 120 horas das disciplinas optativas deste núcleo.
Além da carga horária em disciplinas obrigatórias e optativas, o aluno deverá cumprir as atividades acadêmico-científico-culturais, no total de 210 horas.
Disciplinas Optativas
Optou-se por um conjunto de disciplinas que, poderão ser oferecidos na medida em que se fizerem necessárias atualizações no Currículo,
Complementa esta proposta a possibilidade de flexibilização da própria estrutura curricular a partir da criação dos “Tópicos Especiais”, possibilidade aberta nas novas Diretrizes Curriculares, que poderão ser oferecidos na medida em que se fizerem necessárias atualizações no Currículo.